Erro
  • Falha ao carregar notícias.
Caminhada contra o câncer leva centenas para as ruas da Grande Cobilândia

caminhadaQuase 500 pessoas participaram, na manhã deste sábado (22), da “Caminhada pela Vida, Contra o Câncer Feminino”, que marcou o lançamento do programa Vila Velha Mulher, rede de atenção à saúde da mulher e da criança do município. O evento contou com a presença do prefeito, Neucimar Fraga, da primeira-dama e madrinha do evento, Sandra Fraga, secretários municipais, entre eles, mulheres que estão à frente de duas importantes pastas, Saúde e Educação, respectivamente, Joanna Barros de Jaegher, e Wanessa Zavarese Sechim. Mesmo com a chuva, que apertou em alguns trechos do percurso de um quilômetro e meio, entre a Unidade de Saúde de Jardim Marilândia e o Bairro de Vale Encantado, a caminhada ganhou apoio também da sociedade civil. Todos, vestidos de rosa, com balões e bandeirinhas, deram um colorido bonito às ruas da Grande Cobilândia.

Participaram do evento líderes religiosos e comunitários da região da Grande Cobilândia, vereadores, representantes de ONGs; como as mulheres da Economia Solidária Revivasol, atletas do Vila Velha Tritões; atual campeão brasileiro de futebol americano, artistas do Circo Popular do Brasil, além de moradores da região. “Nós temos nossas mães, irmãs, namoradas e amigas. É de extrema importância esse incentivo de prevenção ao câncer feminino, e nós estamos participando do evento para homenagear as mulheres e reforçar essa ideia”, comentou o jogador “Jeffinho”, running back do time.

Também estiveram presentes servidores da Prefeitura de Vila Velha; entre eles profissionais das unidades de saúde de Vila Velha e das secretarias de Educação e Ação Social, que aderiram à mobilização de lançamento da Rede Vila Velha Mulher e também do Outubro Rosa; movimento internacional de luta contra o câncer feminino, que incentiva o uso do laço rosa e iluminação de prédios públicos na mesma cor.

“Foi legal, apesar da chuva ter atrapalhado um pouco. É importante para as pessoas ficarem mais atentas ao problema”, disse a auxiliar de consultório dentário Marta Gomes, que trabalha na unidade de Paul. Nesse mesmo sábado (22), outros profissionais da rede municipal de saúde não puderam participar da caminhada, pois estavam atuando na realização e exames preventivos em horários especial, para facilitar o acesso das mulheres trabalhadoras.

Animação

A concentração da caminhada pela Vida teve início, por volta das 8 horas, na Unidade de Jardim Marilândia, na Avenida Sobreiro. De lá, todos seguiram, por volta das 9 horas,  pela Rua Guaraná, avenidas Águia Branca e São Gabriel da Palha, passando pela Unidade de Vale Encantado, na Rua Arildo Valadão. O prefeito, Neucimar Fraga, foi à frente fazendo a animação do grupo, pelo microfone do trio elétrico, despertando a atenção dos moradores. Da Unidade de Jardim Marilândia, a caminhada seguiu até a estrutura do “Vila Cidadã”, anexa à escola Emília do Espírito Santo Carneiro, na Rua Projetada, em Vale Encantado.

Os motoqueiros do MotoClub MC Randow também participaram da caminhada e as atrações do Marcos Frota Circo Show se apresentaram no Vila Cidadã. Entre os números, uma contorcionista, um malabarista ea Secretaria de Saúde de Via Velha. Segundo o representante do circo, André Felipe, o Marcos Frota Circo Show se apresenta em todo Brasil e também tem como trabalho descobrir novos talentos - crianças  e adolescentes - em comunidades carentes. "Nossa contorcionista, Ana Carolina Brandão, é de Vila Velha, por isso, fizemos questão de trazê-la. Ela agora divulga a cidade em todo o País", enfatizou André. Ana Carolina, que era moradora de Coqueiral de Itaparica, foi descoberta num teste que o circo fez em candidatos da Grande Vitória. "Hoje ela faz parte do nosso casting de artista e tem destaque no espetáculo", concluiu.

No evento, houve solenidade de homenagem para mulheres e o lançamento oficial da Rede da Mulher. Durante o “Vila Cidadã”, a Unidade de Vale Encantado esteve aberta durante todo o dia, oferecendo serviços de atendimento ginecológico, vacinação e atendimento odontológico. Além disso, na estrutura montada  no evento, houve circuito da saúde voltado para a mulher, que contou com discussões de temas de relevância, como sexualidade, planejamento familiar, amamentação, cuidados com o recém-nascido, prevenção de câncer de mama e de útero, violência contra a mulher.

Houve ainda uma sala para orientação nutricional e o trabalho do Programa de Hipertensão e Diabetes, com verificação de pressão arterial, orientações sobre pacientes hipertensos e diabéticos e medição de glicose sanguínea.   A Saúde levou o carro do DST/Aids , que presta serviço de aconselhamento e também realiza orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), coleta de exame de sangue para testagem de HIV, Hepatite, AntiHCV, VDRL e PSA.

Fonte: Site PMVV

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Banner
Banner
Banner

Assine nosso News Letter e fique sempre informado.


Name:

Email:

 
 

caribe

© 2008-2011 Cobilandia On-Line - Todos os direitos reservados -
 
 
     
 
   
Design by windows vista forum and energiesparlampen