Erro
  • Falha ao carregar notícias.
Moradores da Região 4 já podem contar com novo Cras

novo_cras

“Hoje a Assistência Social do município é uma política de fato e de direito, com a criação da Lei 5.289, de abril deste ano, que mudou a ação estritamente pontual da secretaria para ofertar serviços de forma continuada. Nos dedicamos para concretizar a entrega desse novo espaço para a população e estou satisfeita, porque acredito que estamos contribuindo para que o trabalho da administração de Vila Velha tenha continuidade na próxima gestão”.  Foi com essas palavras que a secretária de Assistência Social, Candida Maria Azevedo Almeida, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (27), o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Alvorada. A nova estrutura esta substituindo o Cras que atendia a Região 4, no Bairro Alecrim.

O Centro está localizado em uma área de cerca de 350 metros quadrados na Rua Jataí, 100, próximo ao campo de futebol Alvoradinha. É uma casa de dois andares, com uma ampla recepção e diversas salas de atendimento. A obra é resultado de um convênio da Secretaria de Assistência Social (Semas) com a Fundação Educacional Monte Belo (FEMB) e aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comasvv).

O local vai atender aos moradores dos bairros de Cobilândia, Cobi de Baixo e de Cima, Industrial, Jardim do Vale, Jardim Marilândia, Nova América, Planalto, Rio Marinho, Santa Clara, São Torquato, Ipessa, Nova Cobilândia, Vale Encantado, além de Alecrim, Vila da Vitória e Alvorada.

Espaço amplo

“Poder oferecer às famílias da região um espaço amplo, com uma boa infraestrutura, reformado e com uma equipe que vem se capacitando cada vez mais para o Programa de Atenção Integral as Famílias (Paif) é a certeza de que avançamos muito na construção da Assistência Social nesse município”, completou  Candida Almeida.

Também estiveram presentes à inauguração representantes de lideranças comunitárias da Região 4; do Comasvv; da Fundação Monte Belo; a secretária executiva da Semas, Miriam Dantas; a gerente de Proteção Básica da Semas, Kátia Mariano do Nascimento; além de profissionais da secretaria e famílias dos bairros atendidos pelo Cras.

“Esse é um espaço importante, porque favorece ainda mais a política de Assistência Social do município, possibilitando uma melhor acolhida para os moradores, que terão a oportunidade de vivenciar, de fato, o fortalecimento de vínculos com as famílias e com a própria comunidade”, acredita Kátia Mariano.

A dona-de-casa Elvira Lopes Sheiffer, de 59 anos, disse estar muito feliz com a inauguração do novo Cras. "Eu moro aqui em Alvorada, mas há quase três anos frequento o Cras de Alecrim, participando de cursos de artesanato, fuxico, entre outros. Antes eu gastava 40 minutos para ir a pé até Alecrim, agora vou levar apenas 10 minutos para vir fazer os cursos no novo Cras”, animou-se.

Logo após a solenidade de inauguração, a comunidade pode degustar de um lanche, oferecido pela Semas, e apreciar os trabalhos de artesanatos produzidos pelos assistidos do Cras, expostos em um estande na área externa do prédio.

Cras

Ligado à Semas, o Cras de Alvorada atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O principal serviço ofertado pelo Cras é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função protetiva das famílias em vulnerabilidade e risco social, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

O atendimento no Cras destina-se às famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros), bem como famílias e indivíduos em vulnerabilidade social residentes no município.

 
Banner
Banner
Banner

Assine nosso News Letter e fique sempre informado.


Name:

Email:

 
 

caribe

© 2008-2011 Cobilandia On-Line - Todos os direitos reservados -
 
 
     
 
   
Design by windows vista forum and energiesparlampen